Centro Familiar de Casa Nazaré

O Centro Familiar Casa Nazaré é uma instituição Católica Apostólica Romana, regido pela Congregação Missionários do Verbo Divino, que tem por missão proporcionar um espaço de encontro e formação de pessoas em busca de um contato consigo mesmo, com a comunidade e com Deus.

50 Anos Casa Nazaré Suzano

 







Nos últimos 10 anos da Casa Nazaré tiveram muitas atividades, visitantes e melhorias. Confira a linha do tempo do Centro Familiar de Casa Nazaré e veja os resultados. 

 

Placa de Inauguração no dia 25 de setembro de 2015


_________________________________________________________________




Comemoração dos 50 anos de Fundação do Centro Familiar de Casa Nazaré





_________________________________________________________________


     É com muito carinho e gratidão que publicamos o artigo sobre a Festa de Comemoração aos 50 anos da Casa Nazaré escrito carinhosamente por Pe. Carmine Mosca na sua coluna no Jornal Diário de Suzano do dia 16 de outubro de 2015. 

     "São milhares de pessoas, que durante o ano, utilizam a estrada da Fazenda Viaduto, para chegar a Casa Nazaré, um lugar que parece um oásis, de silêncio, paz e harmonia. 

     Há grupos que ficam a semana inteira para meditar, rezar e refazer as suas forças, outros ficam apenas nos finais de semana. O terreno em torno da Casa de Retiro é todo coberto de grama verdinha, brilhando ao sol claro da manhã. A luz do dia entra rasteira nos quartos e ilumina os olhares de jovens e casais, que acordam com tudo o que é vida, música e certeza das conquistas que virão. As pessoas são acolhidas pela Irmã Julia e pelo Irmão Paulo, auxiliados pelas Irmãs Inês e Tereza. A Casa Nazaré comemorou no fim de setembro, 50 anos de sua fundação. Foi idealizada e construída ao tempo de Pe. Guilherme Hopp, membro da Congregação dos Padres do Verbo Divino. Prestigiaram o evento Dom Pedro Luiz que presidiu a celebração, tendo ao seu lado Pe. Edson de Castro e outros concelebrantes.

     Pe. Guilherme, de origem alemã, deixando seu país, foi para o Japão, onde trabalhou como missionário e após 12 anos escolheu o Brasil como nova terra de missão, privilegiando a colônia japonesa, que vivia em Suzano.

     Conhecendo bem a língua e a cultura japonesas, tornou-se o Capelão da colônia, mantendo um estreito e familiar contato comas famílias japonesas.

     Acompanhou sempre de perto o trabalho com as crianças, realizado pelas Irmãs, na Escola Jardim de Infância Tenshi Yoochien (conhecida como Anjo da Guarda).

     Desde então, as Irmãs trabalharam na creche, morando na Casa Nazaré.

      Passaram anos de trabalho, sonhos, lutas, dor e encanto, no serviço às crianças na creche e aos adultos, que se alojavam na Casa Nazaré para alguns dias de retiro. Com a morte do Pe. Guilherme em 1985, Pe. Bernardo assumiu a direção da Escolinha juntamente ao Sr. Edgard Rogerio. Faleceram também duas das cinco irmãs, Maria Benedita e Ana.

    Na Escola Infantil as Irmãs trabalharam durante 33 anos, transferindo o prédio em 2003 para a Diocese que o transformou em Colégio Católico de Ensino Fundamental e Médio. Hoje, na Casa Nazaré, as pessoas dão palestras, discutem, refletem e meditam mensagem do Evangelho, mesclando as verdades divinas com as realidades humanas, comunicando a paz, a justiça e a Boa Nova da utopia cristã. Voltam para casa, carregando no peito a reserva bendita de uma nova vida. Pois, sabemos que na cidade o barulho e a vida frenética imobilizam e sufocam o espírito das pessoas, engolindo-as numa profunda tristeza. O remédio para tantas dores da vida é contemplar a natureza, o pôr do sol, as vibrações das árvores, das flores e dos pássaros. Na Casa Nazaré é possível sentir o cheiro da terra, a fala da terra, o respiro e o espírito da terra.

     É uma pena, porém, que um lugar tão bonito, corre o risco de ficar sufocado pelas construções de fábricas, que estão se expandindo na Fazenda Viaduto, declarada área urbana. A estrada está muito desgastada e poderá ficar pior com o transporte de material necessário para as construções. O território em torno da Casa Nazaré vai perdendo o seu encanto original e às centenas de pessoas, que continuarão a revigorar o próprio espírito naquele lugar, talvez não lhes será possível dirigir os olhares na direção da mata, das hortas, das plantações ocupadas pelos edifícios.

     Porém, na Casa Nazaré, suspirarão aliviadas e seguras, porque a luz, o silêncio e a paz estarão sempre ali". 



Padre Carmine Mosca
_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário